Fino faro

Captura de Tela 2017-08-16 às 22.00.11

Doces, cítricos, frutais, florais, gourmands, amadeirados, frescos…

Eu sou do tipo de pessoa que tem perfume pra tudo: pra usar depois do banho, pra usar no dia a dia, durante o inverno, durante o verão, durante dias ensolarados de verão, pra uma festa, pra dormir (yep) e por aí vai…  Tenho inclusive perfumes vencidos, mas que tenho tanto apego pelo aroma original e a memória que ele me remete (como por exemplo, o perfume favorito da minha avó materna), que guardo como uma recordação.

E por suprir tanto amor por perfumes e amar ler sobre famílias olfativas, a história do design dos vidros, a escolha de notas, por quê não falar sobre eles por aqui, não é?!

Captura de Tela 2017-08-16 às 21.53.36

Para caracterizar um perfume, o mesmo segue critérios objetivos e técnicos, tendo assim uma classificação olfativa, um sistema baseado em famílias conceituais de fragrâncias, cada qual com suas sub-categorias, levando em conta que cada uma das três partes da estrutura (notas de saída, corpo ou coração e fundo) é composta de vários ingredientes. Isso explica o por que de dois diferentes perfumes, embora com acordes em comum, podem estar situados em famílias olfativas distintas. Exemplo, só na Família Floral temos 8 subcategorias: floral alavandado, floral frutal, floral aldeídico, floral aquático, floral amadeirado musk, floral flores brancas, floral rosa violeta e floral verde. Ou seja….perfume é ciência pura mon amour! rs

Seja qual for a quantidade de substâncias presentes em um único frasco, a difusão de aromas acontece de forma harmônica, como uma sinfonia: uma explosão de odores  diferentes, mas que equilibradamente , se complementam, evoluindo em um ritmo constante. E assim como na música, as notas de começam leves e vão se intensificando com o passar do tempo. Essa fase de transição  (ou transposição) é chamada pirâmide olfativa, composta de notas de saída (as primeiras que sentimos ao cheirar um perfume; 10% a 20% da composição), de corpo ou coração (são sentidas assim que o perfume desaparece sobre a pele; 40% da composição) e de fundo (definem o cheiro que se difunde com a pele; 40% a 50% da composição).

Captura de Tela 2017-08-16 às 21.56.33

Com tantos frascos disponíveis nas perfumarias do país e ao redor do mundo, escolher um perfume que vai combinar perfeitamente com a sua pele, seu estilo e a ocasião, nem sempre é fácil. Mas existem algumas dicas que podem te ajudar a encontrar o ideal:

– se você acordou sem pique e desmotivado, busque investir nos aromas cítricos, aquáticos ou verdes, que funcionam como verdadeiros tônicos, dando uma injeção de energia e disposição.

-considere o clima da região onde vive e o período do dia no qual pretende usar a fragrância, pois dependendo da família olfativa que pertence, o mais recomendado é diminuir a quantidade na aplicação.

-nunca se baseie no cheiro do perfume na pele de outra pessoa, pois a genética, o grau de transpiração, hábitos alimentares, enfim, todos os odores naturais se misturam ao perfume fazendo com que ele resulte em um cheiro diferente em cada um. Portanto, pra saber se combina com você, teste-o SEMPRE.

Listei abaixo minhas 5 fragrâncias favoritas:

IMG_20170816_213930676

 

-Chance, Chanel: chipre floral. Notas: cidra, jacinto, íris, pimenta rosa, jasmin, musk branco e baunilha.

IMG_20170816_214055362

-Oops, O Boticário: floral amadeirado musk. Notas: bergamota, flor de laranjeira, rosa-da-Bulgária, patchouli, gerânio, musk, baunilha e fava tonka.

IMG_20170816_214123616

-Daisy Eau So Fresh, Marc Jacobs: floral frutal. Notas: framboesa, grapefruit, pêra, rosa selvagem, flor de maçã, ameixa, cedro e musk.

IMG_20170816_214139785

-Daisy Dream, Marc Jacobs: floral frutal. Notas: amora, grapefruit, pêra, água de cachoeira, jasmin, lichia e musk.

IMG_20170816_213957489

-D&G Light Blue, Dolce & Gabbana: floral frutal. Notas: cedro siciliano, jacinto, maçã, bambu, jasmin, rosa branca e musk.

IMG_20170816_214017977

*percebe-se claramente que tenho preferência pela família floral né rs

E você? Quais seus perfumes favoritos? Conta pra mim nos comentários!

Um restinho de semana super perfumado pra todos nós.

XXXO, Sam.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s